Quando surgiu, o navegador da Google, o Chrome, , já revelou quais seriam suas prioridades: simplicidade e velocidade. De fato, essas sempre foram as suas principais virtudes, mas muitos as relevavam, já que os recursos eram escassos. Isso começou a mudar com a quarta versão do browser, lançada em janeiro deste ano, pois esta passou a suportar as tão desejadas extensões, rivalizando com o Firefox e seus complementos.
Segundo o portal de extensões do Chrome, já são mais de cinco mil disponíveis. É verdade que o Firefox conta com uma variedade maior, mas o navegador da Google tem duas importantes vantagens: enquanto o browser da Mozilla precisa ser reiniciado para que o complemento seja instalado, no Chrome a mudança é imediata, e, ao contrário do Firefox, ele não sofre com lentidão depois que muitos programas são adicionados.
Pois bem, das 5000 possíveis, eis as 15 que escolhemos:
AdBlock
Para quem não quer ser importunado pelos anúncios dos sites, o AdBlock bloqueia as propagandas antes que elas sejam carregadas, contribuindo também para a velocidade na navegação. A extensão permite que o usuário escolha sites em que as propagandas não serão bloqueadas ou que permita a exibição dos links patrocinados do Google.
Google Tasks
Esse programa facilita o manuseio do serviço de tarefas da Google – aquele presente tanto no Gmail quanto no aplicativo de calendário da empresa. O que for feito por meio da extensão, refletirá no serviço do Google, e o que for adicionado no serviço, aparecerá na extensão. Para isso, basta se logar com seu Google ID.
Para quem não precisar dessa sincronização, o Clean 2do é mais recomendado. Simples, escreva aquilo que você não pode esquecer e, depois, quando não precisar mais da lembrança, clique no visto e a tarefa é apagada. Não precisa de nome de usuário ou senha.
Context Search
Em todas as extensões escolhidas, priorizamos a simplicidade, mas com essa não foi possível, pois é a única que soluciona o problema a seguir. Ao selecionar algum termo no Chrome e clicar com o botão direito do mouse, o browser oferece uma busca rápida pelo mecanismo de pesquisa padrão. Porém, a maioria dos internautas não utiliza apenas o Google, mas também buscam na Wikipedia ou na Amazon.
A Context Search resolve a questão. Apesar de essencial, é de difícil configuraração. Nas opções do complemento, você verá uma lista com as pesquisas já inscritas (Google e Wikipedia). Para adicionar mais uma, clique em “Add new”.
Agora que o processo fica complicado. A fim de explicá-lo, usaremos uma pesquisa na Amazon. Se fizermos uma busca com a palavra “TV” no site, veremos um endereço enorme na barra do navegador. Copie-o e, nas opções do complemento, cole-o no espaço destinado à URL. Agora, substitua a palavra “TV” por “%s”. Na parte “Name”, escreva o nome que nomeará essa busca, por exemplo, “Amazon”.
Por último, feche o navegador. Ao reiniciá-lo, sempre que você selecionar um termo, uma flecha azul aparecerá. Clique nela e selecione a pesquisa que preferir – se você seguiu as instruções acima, a da Amazon já estará lá. Para adicionar outras, o mesmo processo deve ser repetido. Funciona até com o Google Maps.
Por Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!
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