São Paulo - Estudo da Universidade em Londres mostra que estudantes são três vezes mais precisos ao usar ferramenta parecida com GPS.
Ao usar um navegador robótico em procedimentos cirúrgicos, os estudantes de medicina do Reino Unido são três vezes mais precisos e 95% mais confiantes, afirma um estudo piloto conduzido pelo Imperial College London.
A ferramenta Navigation Wayfinder, nunca utilizada antes no país, foi oferecida para estudantes praticarem procedimentos de artroplastia de quadril, que devem ser muito precisos para não acarretar em correções dolorosas.
O Wayfinder é parecido com um sistema de navegação GPS, e ajuda os cirurgiões na execução de incisões perfeitas encontrando o ângulo correto para inserção de metais necessários à reparação dos ossos da bacia.
Com dois braços digitais, o sistema pode sentir o movimento das ferramentas cirúrgicas e tirar fotos dos ossos. Os dados chegam a um software que gera um modelo virtual do quadril do paciente.
Com o uso da réplica de um quadril deformado, os estudantes usaram o Wayfinder para gerar um plano de ações para que atuassem corretamente, o que triplicou sua técnica e aumentou em 95% sua confiança.
Ao usar ferramentas convencionais - câmeras e luzes que mostram o interior do quadril em um computador - para executar o mesmo procedimento, os alunos foram menos precisos e mais inseguros.
O estudo foi conduzido com 32 graduandos, de dezembro de 2006 a dezembro de 2007.
Por Redação do IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT