Lembra do filme Minority Report? Que tal se você pudesse usar qualquer dispostivo computacional sem teclado ou mouse e operá-lo "só com os dedos"?
No começo da noite, uma invenção nessa linha foi apresentada aqui na Campus Party: Dois rapazes gaúchos - Felipe Farinon e Jean Karpinsky - operam um notebook usando um controle de Nintendo Wii e LEDs acoplados nos dedos.
"Usamos o Wii como sensor infra-vermelho e o controle é conectado ao notebook via Bluetooth.", diz Farinon. Os LEDs mandam sinais infra-vermelhos para o Wii e assim acessamos a tela do notebook", completa.
Para calcular a distância - e ter a sensitividade - foram usadas fórmulas de geometria analítica para obter as coordenadas horizontais e verticais da posição dos LEDs.
O sistema foi programado em linguagem C++ por Farinon e a parte eletrônica foi implementada por Karpinsky. "Eu prefiro programar e não sou tão bom em eletrônica", admite Farinon.
A invenção ficou pronta em apenas quatro dias - ou seja, foi criada durante a Campus Party. Os criadores imaginam que a invenção esteja plenamente implementada em um mês e já vislumbram aplicações:
"Imagine operar PDA, notebooks e ter jogos com mais interatividade", analisa ele. Farinon acredita que no futuro todos os notebooks terão controles por infra-vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT