'); })();

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Faça sucos e vitaminas usando softwares livres

Parece brincadeira, mas não é. É possível ligar o liquidificador, acender uma lâmpada e realizar outras atividades usando o computador. E o melhor, com programas gratuitos e de código aberto.

Na palestra "Cozinha Livre", na área de Criatividade, Ricardo Palmieri deu um pequeno exemplo do que já é possível fazer no campo de autonomia usando o PC. O programa Puredata, chamado de PD pelos "entendidos no assunto", permite a programação de ações sem usar códigos e linguagens. Tudo o que você precisa fazer é criar "organogramas" —caixas interligadas com ações entre elas.

MAIS CAMPUS PARTY
Lilian Ferreira/UOL
SOFT LIVRE, BLOG E ROBÔ (2º DIA)
AUTOMAÇÃO COM SOFT LIVRE
ROBÔS PARA NERDS E LEIGOS
TUNING DE PC, GIL E QUASI (1º DIA)
PROGRAMAÇÃO E ÁREAS
ÁLBUNS
CAMPUS PARTY EM IMAGENS
GABINETES TUNADOS
GIGABLOG @ CAMPUS PARTY
BLOG DO IDG NOW!
Criado para trabalhar com música, é possível adicionar inúmeras funcionalidades ao PD (já que é de código aberto) e usá-lo com diversos produtos diferentes. Uma destas versões chama-se Pd-Extended. Ele vem com diversos tutoriais e exemplos dentro do programa, separado por funções e categorias, que podem servir de base para você começar a trabalhar com o soft. Apesar de o programa ser multiplataforma, o uso de vídeos pode apresentar problemas no Windows.

Música e touch-screen

Um dos exemplos foi a reprodução de música usando diferenças entre as tonalidades. Com uma câmera ligada ao PC, ele marcou que cada cor da imagem capturada seria correspondente a uma nota. Em outra parte, determinou que o programa pegasse "amostras" aleatórias na imagem. Assim, a música era tocada pela coloração das pessoas e roupas que passavam diante da câmara. E tínhamos músicas feitas por todos apenas ao clicar em começar.

Assim, ensina Palmieri, também é possível criar telas touch-screen. É só ligar a câmera no PC e colocá-la atrás de uma tela de projeção. Então, deve-se registrar áreas da tela e as ações correspondentes quando uma luz ou a falta de luz (o dedo tampando a luz), por exemplo, passar por elas.

De digital para analógico

Ok, até aqui estamos usando apenas tecnologias digitais. Mas como transformar o sinal digital do computador em sinal analógico de uma lâmpada, por exemplo? Com um hardware livre, o Arduino. Você pode entrar no site http://www.arduino.cc e aprender como criar um usando chips e placas vendidas em centros de informática, ou pode comprar um pronto por cerca de US$ 30, conta Palmieri. A peça pode ter conexão serial, por USB ou até Bluetooth.

No caso do exemplo, o palestrante ligou o Arduino a um filtro de voltagem e este a um filtro de linha onde eram ligados os equipamentos. Deste modo, com cliques no programa ou comandos por teclado midi, é possível ligar um liquidificador e uma lâmpada.

Controles

Para iniciar uma ação você só precisa clicar em um "botão" do programa —ela pode começar imediatamente ou contar com um marcador de tempo, que dispara o "pedido de ação" de tempos em tempos.

O controlador Midi, muito usado por músicos, também pode enviar códigos para executar ações. Ele envia três códigos de uma única vez, normalmente indicando a nota, intensidade e canal de saída do áudio. Mas é possível trocar esses códigos por outros e com uma tecla fazer acender uma luz, fechar a porta e ligar a TV, por exemplo.

Um novo dispositivo que envia códigos para o PC e que é usado primordialmente para música é o OSC (Open Sound Control). Ele é capaz de mandar mais códigos simultâneos (cerca de 60) que o midi e funciona em tempo real por conexão wireless. Outro aparelho que pode ser usado para enviar ações para o PC é o controle do Wii.

E seu celular não está de fora desta. Com um software como o Movino (apenas para Symbian S60) dá para usar a câmera do aparelho para capturar imagens ou enviar imagens por streaming e trabalhar em conjunto com o PD.

Lilian Ferreira - UOL Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT