'); })();

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Glossário da TV Digital

A poucos dias do início das transmissões da TV Digital, ainda tem muita gente com dúvidas a respeito da novidade. Para ajudar você a entender o assunto, preparamos um glossário sobre TV Digital. Confira a seguir.

O que é TV Digital?

É uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão que proporcionará melhor qualidade de imagem e som. Essa é a maior vantagem do novo sistema de TV.

Quando começam as transmissões?

A partir do dia 02/12/2007 a transmissão da TV aberta brasileira começará a ser feita no formato digital em São Paulo. Em 2008, deverá alcançar outras capitais, como Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Mas a transição completa de um sistema para o outro deve demorar mais de dez anos. O sinal analógico só será interrompido em 2016.

Como ficará a imagem da TV?

A TV Digital oferece um aumento significativo de detalhamento da imagem. Essa capacidade pode ser explicada pela quantidade de linhas que a tecnologia digital oferece. Para fazer um comparativo, nosso atual sistema de TV está limitado a uma resolução de aproximadamente 480 linhas. A TV de alta definição (HDTV) pode ter desde 720 a 1080 linhas. Isso representa um ganho de qualidade de imagem de uma vez e meia em relação à transmissão analógica.

Além disso, as imagens HDTV são mais largas (formato widescreen - 16:9), similares às do cinema. A proporção da widrescreen quase dobra o campo de visão em relação ao padrão analógico, cujo formato é de 4:3.

O que é preciso ter para ver a TV Digital?

A primeira providência é verificar se no seu endereço é possível receber receber imagens de TV em UHF, usando antena interna. Elas são pequenas e diferentes das normalmente vistas em instalações de antenas coletivas. Se não for possível, será necessário instalar uma antena externa em UHF. Em São Paulo e em outras capitais, a TV Digital vai ocupar a faixa UHF, por isso, a antena tem de ser específica.

Além da antena, é preciso ter um conversor de TV Digital, o set-top box, para receber a transmissão digital. Esse equipamento precisa ser ligado ao televisor e à antena UHF.

Que tipo de TV recebe o sinal da TV Digital?

Todas podem receber o sinal, desde que tenham o conversor para passar o sinal para a TV. Mas as que têm quantidade superior de linhas serão capazes de exibir a máxima qualidade e formato que oferece uma imagem digital.

O que muda com as transmissões digitais?

O telespectador poderá assistir a mais de um programa simultaneamente, ou então, a diferentes tomadas da mesma cena. As emissoras também poderão oferecer ao telespectador informações adicionais sobre a programação, tais como dados sobre os atores de filme, resumo da novela até o capítulo anterior, notas sobre o time que está jogando, etc.

Todas essas possibilidades, no entanto, dependem de cada emissora, pois elas é que definem o que será oferecido para o telespectador.

Quais os tipos de TV que existem?

LCD: A TV de LCD gera imagens por meio de um feixe de luz que passa por pequenas células que contêm cristal líquido (daí o nome Liquid Crystal Display), que são controlados por uma corrente elétrica e assim geram as três cores de luz básicas para se formar imagens, vermelho, verde e azul (RGB).

Plasma: No painel de plasma encontramos pequeninas células que contêm uma mistura de gases, quando a corrente elétrica passa por essas células, excita o gás que passa para o estado plasma e gera luz.

Tubo (CRT): CRT é um acrônimo para a expressão inglesa cathode ray tube, que, em português, significa "tubo de raios catódicos", também conhecido como cinescópio. Dentro da sua TV existe esse tubo de raios catódicos onde encontramos duas placas, uma positiva e outra negativa. Quando a tensão entre essas duas placas é muito alta gera elétrons, e quando eles atingem a placa positiva a diferença de energia gera um feixe de luz que atravessa o tubo e pára na parte de traz do vidro da televisão, formando a imagem.

A que distância devo ficar da TV?

As medidas recomendadas para ver televisão variam de acordo com o tamanho da tela. Uma TV de 32 polegadas pede uma distância de 3 metros; uma de 42 polegadas, 3,5 metros; uma de 53 polegadas, 4 metros; uma de 65 polegadas, cinco metros e a de 70 polegadas, seis metros de distância.

O que é resolução?

A resolução é medida em linhas horizontais. Quanto maior o número de linhas horizontais, melhor a qualidade da imagem. Atualmente no mercado, é possível encontrar três tipos de resolução do painel da TV. Resolução standard (852x480 pixels), HD-Ready (1024x768 ou 1366x768) e Full HD (1920x1080).

Os sinais de alta definição têm 720 ou 1080 linhas de resolução. Para os modelos de TV que apresentam resolução standard, as imagens são reduzidas para a resolução do televisor. Já os modelos HD-Ready permitem exibir sinais de alta definição com 720 linhas progressivas, sem a necessidade de alterar o sinal gerador de imagem.

Qual é a resolução mínima para o padrão digital?

Para assistir a uma transmissão de alta definição sem perda de qualidade, o televisor precisa apresentar as resoluções de 1024x768, 1280x720, 1366x769 ou 1920x1080.

O que é taxa de contraste?

A taxa de contraste determina o nível de graduações do banco até o preto de uma imagem. Quanto maior a taxa de contraste de um televisor, maior é a capacidade de televisor de exibir graduações de cores.

O que é brilho?

O brilho é medido por meio do número de candelas (unidade de medida de luz) por metro quadrado. Quanto maior o brilho de um televisor, melhor será a qualidade de imagem.

Quais são os padrões da TV Digital?

ISDB-T - Integrated Service Digital Broadcasting Terrestrial - serviços integrados de radiodifusão digital terrestre. Padrão tecnológico japonês para transmissão digital de imagens e som via ar

SBTVD-T - Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - adaptação do padrão japonês ISDB-T adotado como modelo para a TV Digital Terrestre no Brasil

SDTV - Standard Definition Television - Sistema de Transmissão atual

HDTV - High definition Television - Sistema de transmissão de imagens com resolução a partir de 1280 x 720 linhas (HD ready)

Ful HDTV - Imagem com resolução de 1920 x 1080 linhas

Quais interfaces existem na TV e no set-top box?

HDMI (High Definition Multimedia Interface – interface multimídia para alta definição, em inglês): é um tipo de conexão para reprodução audiovisual que permite juntar as informações digitais de imagem e som para serem transmitidas sem perda de dados. É a melhor solução no caso de alta definição. Já está disponível em alguns DVD players, de alta definição e televisores.

Vídeo Componente: Para transmissões de imagem (brilho e cores) é necessário que informações sobre esses atributos cheguem ao aparelho em que vai ocorrer a reprodução. O vídeo componente é a passagem por onde essas informações chegam ao televisor.

S-Video ou Separeted Vídeo: Oferece melhor qualidade de imagem do que o vídeo composto., mas inferior ao do vídeo componente.

Composite ou Composto: Nesse padrão, o sinal de vídeo é transmitido em apenas um fio, misturando informações de imagem (Brilho e Cor) e cor no mesmo sinal. É por este motivo que este padrão tem qualidade ruim de imagem para transmissões de vídeo usando cabo, embora seja um dos tipos mais populares de conexão de vídeo e utiliza conector RCA.

Quais as diferenças de composição do sistema analógico X digital?

O sistema analógico atual transmite um sinal analógico por apenas um canal. Essa imagem chega aos televisores no formtato 4:3. Já com a composição do novo sistema digital, as emissoras ganham alternativas para transmitir o sinal. O primeiro é por meio de um canal Full HD + canal móvel; a segunda é um canal Full HD + um canal SD + um canal móvel ou quatro canais digitais SD + um móvel.

Tatiana Schnoor - WNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT