Com as tempestades de verão, a atenção deve ser redobrada para evitar prejuízos com seu computador.
Chova ou faça sol é indispensável ter um estabilizador de voltagem ou nobreak. Muitos se fiam nos chamados "filtros de linha" que, a bem da verdade, são apenas extensões e não filtram absolutamente nada.
O estabilizador suporta pequenas oscilações na rede elétrica, que poderiam ser fatais para componentes como placa mãe e processador e outros circuitos. O nobreak, além de proteger, mantém o computador ligado por tempo suficiente para salvar o trabalho, em caso de falta de energia.
A diferença de preço já não é tão grande. Um estabilizador custa cerca de R$ 50 e um nobreak, em torno de R$ 100. Prefira equipamentos certificados pelo Inmetro ou pela ABNT.
Segundo o engenheiro eletrônico Laércio Vasconcelos, um bom estabilizador doméstico suporta 800 VA (volt-ampere). Antes da norma da ABNT, os fabricantes identificavam como 800 VA aparelhos que resistiam a cerca de 350 VA reais. Com a norma, que já vigora para os fabricantes, esses estabilizadores serão identificados pela capacidade real, ou seja 350 VA. Cuidado para não se enganar com os números. Os melhores são mais pesados porque possuem um transformador de qualidade.
Em caso de tempestade, o melhor é manter o equipamento desligado. Mais ainda: desconectar os fios de telefone e cabo da banda larga. "Um relâmpago gera uma descarga muito alta. A tensão pode alcançar toda a fiação e queimar aparelhos como telefone e modem, seja discado, ADSL ou cabo", explica Ricardo Tulio Gandelman, gerente de Tecnologia da Informação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
Acidentes com raios são mais comuns em áreas mais descampadas e nas quais a rede eletrétrica é aérea. Nos grandes centros, a probabilidade de acidentes do tipo é menor porque a rede elétrica é subterrânea e porque há muitos pára-raios. Mesmo assim, se houver histórico de ocorrências na região, melhor desligar e desconectar tudo. "Não sou paranóico, mas quando morava no Alcântara, perdi dois modems e um telefone em tempestades", conta Gandelman.
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT