'); })();

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Banda larga no Brasil está entre as mais caras do mundo, diz IDC

São Paulo, 18 de dezembro de 2007 - O Brasil consta entre os países com banda larga mais cara do mundo, de acordo com estudo realizado pela empresa de pesquisa IDC Brasil, divulgado nesta terça-feira, 18/12 pela Cisco. Se comparado com países do leste europeu, como Polônia, República Tcheca e Rússia, os brasileiros são os que mais pagam para tecnologia residencial massiva. O preço pago por aqui por uma conexão com velocidade máxima em cable modem é de US$106,46, enquanto os tchecos pagam US$74,17 pelo serviço.

Um outro estudo divulgado no painel da 6ª Oficina para a Inclusão Digital em Salvador este ano também indica que a banda larga do Brasil está entre as mais caras do mundo. A pesquisa revelou que um cidadão de Manaus paga cerca de 1.600% a mais pelo uso da Internet do que um morador da Europa ou dos Estados Unidos. Tal distorção é causada, entre outros fatores, pela hegemonia dos norte-americanos na administração dos domínios (propriedade dos endereços dos sites).

O total de conexões de banda larga no Brasil em setembro de 2007 foi de mais de 7 milhões, o que representa um crescimento de 34,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas a penetração desta tecnologia entre os brasileiros é uma das menores do mundo. Na Coréia do Sul a penetração já chega a 26% da população local, 19% nos Estados Unidos, 8% no Chile, equanto no Brasil fica em 4%. O IDC considera como fator inibidor da expansão da banda larga no País o alto preço para a realidade socioeconômica brasileira. Outro dificultador seria a falta de estrutura de telecomunicações, que restringe o acesso à banda larga.

A expectativa é que o total de assinantes de banda larga chegue a cerca de 450 milhões em todo o mundo até o ano de 2010. Para o mesmo período, o crescimento anual da América Latina deve fica acima da média mundial em quase 10%.

Filipe Pacheco - WNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT