'); })();

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Google vai «aterrar» na Lua graças a acordo com NASA

A agência espacial norte-americana e o motor de busca na Internet Google anunciaram segunda-feira um acordo que, entre outras coisas, colocará uma gigantesca colecção de imagens e dados da NASA ao alcance do rato do computador.

A colaboração vai permitir aos utilizadores da Net verem, no ecrã do computador, mapas tridimensionais da Lua e da Marte através da tecnologia Google Earth, anunciaram hoje o Centro de Investigação Ames, da NASA, e responsáveis do Google.

O acordo estabelecido também vai dar ao Google a possibilidade de acompanhar a Estação Espacial Internacional (EEI) e as actividades dos transbordadore s espaciais em tempo real, bem como aceder a informação sobre as previsões meteorológicas.

De acordo com o administrador da NASA, Michael Griffin, «esta inovadora combinação das tecnologias da informação com a ciência espacial fará com que o trabalho da NASA esteja acessível em todo o mundo».

A agência espacial norte-americana dispõe, como nenhuma outra entidade, de vastíssima informação sobre o planeta Terra e o universo, mas grande parte desses dados encontram-se dispersos, podendo o Google dar uma assinalável ajuda na sua agregação.

Ames, o centro especializado em projectos de ciência e engenharia de vanguarda está situado em Moffett Field, no centro de Silicon Valley, na Califórnia, ficando muito perto do «quartel general» do Google, localizado em Mountain View.

Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT