Agora, basta navegar pela internet para infectar o seu computador com o vírus “SetAbortProc”. O vírus é capaz de destruir o Windows em poucos passos, se utilizando, para isso, apenas de um arquivo de imagem. Enquanto outros tipos de vírus dependem de arquivos executáveis para infectar a máquina, esse precisa apenas de um navegador ou de um programa de e-mails.
O vírus começou a circular na virada do ano. Ele é executado automaticamente quando o usuário visualiza uma imagem do tipo WMF (Windows Metafile Format) contaminada. Geralmente, os navegadores e os programas de e-mail abrem as imagens sem perguntar ao usuário se isso deve ser feito.
Dessa forma, o risco de estar navegando e ter o computador infectado é muito grande, principalmente para usuários do Internet Explorer, da Microsoft. No caso dos navegadores Firefox e Opera, o risco diminui, já que estes programas solicitam que o usuário aprove ou não a execução do arquivo. Para fazer os downloads desses navegadores, clique nos links www.mozilla.com/products/firefox ou www.opera.com.
Variações – Até agora, mais de 70 tipos do mesmo arquivo de vírus já foram detectadas. O SetAbortProc pode destruir dados da máquina e ainda transformá-la em uma central de distribuição de vírus, atacando outros computadores. A Microsoft já liberou uma atualização do Explorer que corrige o problema das visualizações automáticas.
Para instalar o recurso, acesse www.microsoft.com/technet/security/bulletin/ms06-001.mspx e reinicie o PC. De acordo com uma reportagem do jornalista Bruno Garattoni, os sites mais perigosos são os portais eróticos. O antivírus Norton 2006 também já liberou correções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixando seu comentário, temos um feedback e com isso melhoramos nossos serviços. Obrigado!!
Equipe do Studio DWT